A Flexibilidade e a Satisfação dos Profissionais

A sua empresa oferece flexibilidade aos funcionários?

No momento pós-pandemia os profissionais já não querem mais retornar ao trabalho com horários rígidos que precisam estar presencialmente no escritório todos os dias, esse modelo de trabalho tem causado insatisfação nos funcionários.

Uma pesquisa realizada por Robert Half demonstrou que a insatisfação é tanta que muitos profissionais afirmam que caso não possam seguir em home office, irão procurar novas oportunidades em empresas que ofereçam tal flexibilidade.

Assim, vemos que é possível utilizar a possibilidade de home office como retenção e atração de talentos. De acordo com o Guia Salarial de 2023 de Robert Half, os recrutadores afirmam que o primeiro questionamento feito nas entrevistas é em relação ao modelo de trabalho. 

Ainda, o Guia Salarial de 2023 demonstrou que cerca de 43% dos respondentes afirmam valorizar mais o modelo de trabalho quando buscam por uma vaga, seguido pelo salário (32%), benefícios (12%) e reputação corporativa (14%). 

Mas afinal o que é flexibilidade no trabalho?

A flexibilidade no ambiente de trabalho consiste em dar liberdade ao funcionário para que ele exerça as suas funções e tarefas diárias escolhendo como deseja seguir com sua rotina produtiva.

Um dos benefícios mais notados com a flexibilidade do home office é a maior satisfação e felicidade do profissional, o que resulta em equipes mais produtivas e na retenção de talentos, ou seja, na diminuição da taxa de turnover.

Além disso, de acordo com o Guia Salarial 2023, cerca de 77% dos profissionais respondentes preferem o modelo híbrido de trabalho. Ainda, cerca de 75% dos executivos afirmam que o modelo flexível é ótimo para atrair novos talentos e 67% afirmam que é uma ótima estratégia para reter colaboradores. 

Quais as vantagens de estabelecer um horário flexível de trabalho?

Claro não são todas as áreas e cargos que tem possibilidade de trabalhar nos modelos remoto ou híbrido, mas para os que tem essa oportunidade, vemos diversos benefícios, como os citados abaixo.

1-    Aumento da satisfação dos profissionais
Quando o funcionário pode gerir seu próprio tempo, sem precisar se estressar com eventos do presencial, como o deslocamento, trânsito e tempo até o trabalho, notamos que a satisfação e felicidade do colaborador aumenta e por consequência a produtividade também, auxiliando no alcance dos objetivos e metas da empresa.

2-    Atração de talentos
Como já vimos nas pesquisas citadas anteriormente, os profissionais estão em busca de maior flexibilidade no emprego, sendo o modelo de trabalho a questão mais valorizada na hora de aceitar um novo cargo. Assim, tornar a flexibilidade no modelo de trabalho parte da cultura da empresa torna o negócio atrativo para novos talentos.

3-    Melhor gestão de tempo
O horário rígido de trabalho pode causar conflitos na vida pessoal do profissional, como agendar uma consulta, levar e buscar o filho na escola, quando o colaborador pode gerir seu tempo, o dia se torna mais produtivo, com maior senso de satisfação, trabalhando no autogerenciamento.

4-    Flexibilidade e responsabilidade
Durante o trabalho flexível o profissional deve gerir seu tempo com responsabilidade e disciplina, o que exige habilidades de autogerenciamento. Independente da rotina produtiva de cada colaborador, o importante é saber se organizar para poder entregar suas metas dentro do prazo estabelecido pela empresa.

Dentre as empresas respondentes que voltaram com a atuação 100% presencial, cerca de 42% afirmam que estão perdendo colaboradores, ainda 39% dos profissionais respondentes afirmam que irão buscar outras oportunidades caso não possam seguir com modelos flexíveis.

Fica evidente portanto, que oferecer flexibilidade sobre os modelos de trabalho é bom não só para os profissionais, mas para o negócio em si. Pois auxilia na atração de novos talentos, na retenção de colaboradores e no aumento do engajamento, satisfação e produtividade dos profissionais com a empresa Quando temos profissionais mais satisfeitos com seus cargos, temos resultados melhores!

Nós da ASG Educação somos representantes exclusivos da Rosetta Stone no Brasil, através da educação continuada auxiliamos na capacitação e qualificação de profissionais em idiomas de forma assíncrona. 

O treinamento em idiomas para empresas além de qualificar os colaboradores também aumenta a satisfação e engajamento com a organização. Oferecemos soluções completas e serviços personalizados para empresas, com aulas ao vivo 24/7 e metodologia de imersão!

Na sua empresa, a comunicação em outro idioma também é um desafio? Estamos à disposição para falarmos sobre nossas soluções!