Pós-pandemia: como ficará a Educação Corporativa?

Se o ensino EAD já estava sendo introduzido gradativamente no processo de aprendizagem das instituições de ensino, após a pandemia causada pelo coronavírus a introdução desta nova modalidade se tornou urgente e acelerada, tornando-se evidente a necessidade de enfrentar o mais novo desafio de inserir tecnologia ao ensino a afim de atender a nova forma de organização de funcionários e alunos: o trabalho e ensino remoto.

A educação corporativa não ficou de fora dessa transição. As empresas tiveram que abandonar o trabalho presencial para aderir ao teletrabalho, temporariamente ou não, fazendo com que praticamente todos colaboradores e gestores, até mesmo aqueles que apresentavam resistência às mudanças, se adaptassem à uma nova modalidade de trabalho.

Muitas organizações se viram obrigadas a repensar suas estratégias de educação corporativa e a adaptarem no seu dia-a-dia tecnologias de ensino à distância. Essa realidade fez com que as organizações olhassem com outros olhos o ensino corporativo EAD, e admitissem às diversas vantagens em relação ao ensino presencial. Em virtude disso, foram publicados inúmeros artigos e matérias sobre os motivos que levam as empresas a aderirem permanentemente o ensino EAD a fim de suprir carências educacionais e a incentivar o desenvolvimento de hard skills de seus funcionários.

O que vamos analisar a seguir são as razões pelas quais a sua empresa deveria ver essa modalidade de ensino como eficiente, vantajosa e principalmente, permanente.

1. Economia;

O ganho econômico às organizações é inegável quando se pensa em ensino à distância. O EAD corporativo não exige que a empresa despende recursos para garantir ao aluno uma estrutura física para o seu aprendizado, consequentemente evita o gasto com deslocamento até a unidade de ensino e com isso, reduz o tempo de qualificação do aluno, permitindo ao funcionário se dedicar mais tempo ao seu ofício.

2. Flexibilização de horário;

Permite ao colaborador escolher o horário de estudo que melhor se encaixe no dia-a-dia para que facilite e melhore o aproveitamento de sua aprendizagem. Sabemos que cada indivíduo tem uma rotina diária diferente, demandas diferentes de atividades dentro e fora da organização, e isso deve ser levado em conta quando se escolhe o método de ensino.

3. Quebra de barreiras geográficas;

A mobilidade urbana no Brasil é um desafio quando se pensa em grandes cidades, e por isso o trânsito intenso acaba sendo um fator impeditivo ao processo de qualificação do funcionário. Apesar das barreiras geográficas existirem, a tecnologia deve ser vista pelas empresas como aliada no processo de aprendizagem, pois o EAD corporativo permite que se tenha a mesma qualidade educacional sem necessidade de deslocamento.

4. Aprendizagem personalizada mas com padronização do conteúdo;

Nesta modalidade de ensino corporativo é possível garantir que a empresa ofereça treinamento padronizado a todos os funcionários e gestores. O que isso quer dizer? Todos os alunos serão apresentados ao mesmos conteúdos e metodologia de acordo com seu nível. O que não se pode esquecer é que cada pessoa possui um ritmo de aprendizagem diferente, por isso é necessário sempre levar em consideração soluções que garantam não só a padronização do conteúdo, mas que forneçam ensino personalizado.

A ASG Educação, representante certificada da Rosetta Stone no Brasil, oferece uma solução completa para o treinamento e desenvolvimento em idiomas para o setor corporativo. 

Na sua empresa, a comunicação em outro idioma também é um desafio?
Estamos à disposição para falarmos sobre nossas soluções.

Abraços,
Equipe ASG Educação
Mobile +55 51 99242 1888 
Office  +55 51 3062 3147
E-mail: idiomas@asg.com.br
www.asgedu.com.br

Suporte
Telefone +55 51 3062 3147
E-mail: suporte@asg.com.br
Whatsapp +55 51 99220 2507