O primeiro passo para criar o hábito de estudar

O gatilho é uma das partes mais importantes do hábito, sendo responsável por lembrar ao cérebro qual rotina deve ser executar. Vendo os três principais gatilhos fica mais fácil entender.

  • Horário

O primeiro gatilho é um dos mais simples e eficientes que existe. Mas, para que funcione, é importante que você estude sempre no mesmo horário. Essa é uma prática que eu, particularmente, não gosto muito, mas no começo é realmente importante para que você comece a se adaptar com os estudos.

Para que esse gatilho se torne mais eficaz, use um despertador para avisar que está na hora de estudar e, assim que ouvir o alarme, inicie imediatamente sua sessão de estudo.

  • Local

Em primeiro lugar, defina um local e estude sempre no mesmo lugar. Em suma seu ambiente de estudo precisa ser limpo, organizado e silencioso. Você precisa se sentir bem nele. Se não for possível estudar em casa, use uma biblioteca.

  • Estímulo visual

Organize seu material e deixe em um lugar fácil acesso. Tudo isso porque um ambiente de estudos bagunçado acaba enviando ao nosso cérebro a ideia de que a tarefa a ser realizada é maior e mais complexa do que ela é realmente.

Outro estímulo visual muito eficaz é o quadro dos sonhos. Nele, você vai colocar seus objetivos e metas de vida. Vale a foto de um carro, o edital do seu concurso, uma casa e tudo mais que te incentive a continuar estudando.

Mas vale ressaltar que para criar um hábito você precisa utilizar os gatilhos todo os dias para que você se acostume com a sua rotina de estudos.