O terceiro passo para criar a rotina de estudos

Assim, pense que você é como um cão que precisa ser adestrado. E como um cão, todas as vezes que você realizar bem uma tarefa (estudar) será recompensado ao final.

Essas recompensas podem ser físicas ou emocionais.

Alguns exemplos seria um descanso depois que terminar a sessão de estudos, poder navegar nas redes sociais, dar um passeio com os amigos, assistir um filme, encontrar a namorada etc.

  • Recompensa emocional

Vibre com a sensação de terminar um tópico importante do edital ou sinta o prazer por ter acertado muitas questões. Tenha orgulho de si mesmo ao conseguir pôr em prática seu planejamento de estudo. A cada etapa vencida, sendo ela diária ou semanal, sempre comemore recompensando seu esforço e sua dedicação.

Pensar em recompensas futuras pode ser algo muito motivador. Por exemplo:

  • Seu nome escrito no diário oficial
  • O contracheque
  • Como você vai comemorar quando sair o resultado da prova
  • As mudanças que a conquista desse cargo irá lhe trazer

Para facilitar, eu citei alguns exemplos, mas essa tarefa é sua. Então pare por alguns minutos e defina quais são as recompensas mais importantes para você. Inclua as recompensas no seu planejamento de estudo a curto prazo (logo após o estudo); em médio prazo (uma vez por semana) e em longo prazo (uma vez por mês).

Estipule as recompensas e o horário para usufruir delas, sempre usando de bom senso.

 

 

 

Conclusão

Por fim, criar o hábito de estudar é um dos passos mais importantes que você dará rumo à sua aprovação e é fundamental que você consiga passar por esse processo o mais rápido possível.

Para facilitar esse processo, você deve usar a estrutura completa do hábito descrita nesse artigo: gatilho, rotina e recompensa.

A tarefa não será fácil, mas ao persistir diariamente para criar o hábito de estudar, você estará cada vez mais próximo de atingir o seu objetivo: ser servidor público!

Espero que essas dicas tenham sido úteis para que você consiga finalmente criar o hábito de estudar.

Se você gostou desse artigo e acha que essas dicas podem ajudar mais pessoas a criar o hábito de estudar, então, por favor, compartilhe-o com seus amigos.

Enquanto isso, aproveite também para deixar um comentário abaixo, adoraríamos saber sua opinião sobre esse assunto.