O novo mercado de trabalho

A pandemia de COVID-19 mudou a vida como conhecemos, principalmente no ambiente de trabalho. Tivemos que reinventar a forma de trabalhar, de se organizar, contratar e interagir com colegas.

Com a chegada da vacina e a redução das medidas de isolamento, estamos iniciando uma nova etapa, não voltaremos para o “normal” que tínhamos antes, estamos caminhando para uma dinâmica de mercado inédita, em direção a trabalhos sem fronteiras, sem escritórios. 

Durante esses últimos anos, percebemos que mesmo trabalhando em casa, os profissionais conseguiram seguir com suas responsabilidades de forma efetiva ou até mais produtiva do que no presencial. Vemos empresas planejando manter o modelo 100% home office e híbrido ao invés de retornar ao presencial, com isso é possível observar algumas tendências do novo normal.

O processo de recrutamento online é uma tendência que veio para ficar, é mais ágil, aumenta a quantidade de candidatos, enquanto diminui o tempo e custo comparado a entrevistas tradicionais presenciais. Além disso, facilita o acesso ao profissional qualificado independente do endereço dele, o que aquece a competitividade pela pessoa capacitada.

Outra tendência do mercado é a autogestão dos colaboradores, vemos a liderança sofrendo mudanças e se reinventando para gerir seus times à distância, um dos principais desafios da liderança no trabalho remoto é manter a equipe engajada e promover uma comunicação alinhada, nesse momento, o microgerenciamento diminuiu e os funcionários tomaram as rédeas de suas demandas e tarefas. Antes, tínhamos gestões que faziam o microgerenciamento constante em sua equipe, ficavam de olho em cada etapa do trabalho. Contudo, a nova geração trouxe ao mercado uma mudança muito importante, que foi acelerada pela pandemia, a preferência pela qualidade da entrega ao invés do controle do funcionário. 

A geração Z já começou a trabalhar nos seus primeiros empregos em modelo home office, com flexibilidade de gerenciar seu tempo, concluir as tarefas e entregar de maneira independente, sem supervisão em cada etapa. Como a nova geração aprendeu a trabalhar com independência e liberdade, provavelmente terão dificuldade de aceitar o modelo de trabalho com microgerenciamento, embora algumas empresas se contentem em seguir o modelo de trabalho tradicional, irão descobrir, daqui alguns anos, que estão sendo deixadas para trás por outras mais abertas à mudanças. Assim, os negócios que vão prosperar no futuro são os que estão abertos a atual realidade do mercado.

A nova realidade do mercado de trabalho já mostrou que colhemos como frutos, colaboradores mais empoderados nos seus cargos, mais produtivos e organizados de acordo com a agenda de cada um, com a qualidade de vida melhor, com mais tempo para a família e amigos, além de terem mais tempo para se desenvolver com a educação continuada. 

Mais uma tendência que explodiu com a pandemia foi o treinamento online, a fim de desenvolver os colaboradores, as empresas passaram a investir em cursos online. O treinamento online é capaz de atingir os funcionários espalhados pelo mundo, de forma padronizada à baixo custo, e ainda permite flexibilização de horário ao funcionário, que pode assistir no horário que preferir. Um exemplo dessa tendência são as plataformas de estudos online de universidades e  o aumento da procura por cursos ead, durante a pandemia, muitas pessoas passaram a preferir o estudo à distância, sem hora marcada, e que pode ser muito mais produtivo.

Nesse pensamento, a Rosetta Stone sempre esteve à frente, oferecendo treinamento em idiomas online para empresas há mais de 30 anos, desenvolvendo soluções que aprimoram a vida profissional dos colaboradores!

A ASG Educação é representante exclusiva da Rosetta Stone no Brasil, no novo mercado de trabalho, a ASG auxilia com a capacitação de profissionais em idiomas, oferecendo soluções completas e serviços personalizados para empresas!

Entre em contato conosco, estaremos felizes em compartilhar nossos casos de sucesso! Basta clicar aqui.